terça-feira, 2 de setembro de 2014

{Parto domiciliar} – O VBAC natural de Carla

   Não foi fácil conseguir fotografar meu primeiro parto. Após umas tentativas frustradas e partos planejados em hospitais que não permitem presença de fotógrafo, fui presenteada com o melhor primeiro parto humanizado que alguém poderia ter o privilégio de fotografar: um VBAC, natural e domiciliar, do jeito que a mamãe Carla planejou. Gratidão eterna!
   A Carla já apareceu aqui quando fiz o ensaio gestante já no finalzinho da gravidez. Ela mora bem longe de mim e ficamos com medo de eu não chegar a tempo, mas Sara estava tranquilona e sem pressa de nascer, deu tempo de chegar e fazer as fotos desde o comecinho até a hora de toda família descansar já com a pequena nos braços. Foi uma longa jornada de mais de 12 horas, mas que passou dançando pelo relógio. A parturiente escolheu a parteira Ivanilde Rocha que foi bastante atenciosa comigo, fotógrafa humanizada iniciante, e me explicava cada detalhe das fases pelas quais a Carla estava passando, sem contar que ela é ótima, tocou violão para a mamãe descansar e cantou para a bebê nascer. Como Carla não tinha doula, em alguns momentos meu equipamento ia para a mesa e eu ia lá no banheiro fazer companhia enquanto ela ficava debaixo da água quente, servi de apoio e acabei sendo chamada de “Fotoula” pela parteira. O que posso dizer é que são muitos sentimentos bons envolvidos, uma paz enorme e o amor que fortalece dentro da gente é de emocionar. Foi uma experiência incrível e é aquela coisa mesmo: câmera num olho, lágrima no outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário